REDES

domingo, 19 de outubro de 2025

O que está por trás do ‘encolhimento’ da maior ilha do mundo-REV FORUM-What's behind the 'shrinking' of the world's largest island?

 


https://bit.ly/4qj1ENA


A terra é um ser vivo e dela somos parte.

Se fosse um gaveteiro e ficássemos tirando de uma gaveta e pondo na outra,farÍamos uM desaranjo infernal,como de fato fizemos.

Afora o próprio movimento no Cosmo,portanto da terra, agravamos essa  desordem e as consequências estão aí.

Estamos nessa bagunça e disto advem vários sintomas e ou estados geológicos.

Vamos  ao texto da REVISTA FORUM:



A maior ilha do mundo tem mais de 50 mil habitantes e é 80% composta por gelo; agora, cientistas notam que têm sido comprimida e expandida

Um estudo liderado por pesquisadores da Technical University of Denmark (DTU) demonstra, com base em um modelo de dados que integra 26 mil anos de história geológica, como a maior ilha do mundo, a Groenlândia, está sendo "comprimida" sobre a crosta terrestre, o que leva a uma redução de seu território, além de provocar elevações, afundamentos e movimentos horizontais que a "esticam" em outras partes.

De acordo com o estudo, a ilha se desloca cerca de 2 cm por ano para noroeste, e certas áreas já registram uma tendência de encolhimento. Foram usadas 58 estações GNSS/GPS espalhadas pela costa da ilha, uma região autônoma entre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico, em um modelo temporal de mais de 20 mil anos, que mostra como o derretimento gradual do gelo e a resposta isostática da Terra ocasionam seu deslocamento.


O movimento, no entanto, não é o único fenômeno: a instabilidade também gera movimentos expansão em algumas regiões da ilha, uma resposta elástica à queda no volume de gelo das últimas décadas, que faz com que a pressão sobre o solo diminua e o leito rochoso se eleve.

O efeito é sentido de forma local, mas demora anos para se manifestar. Foram, mais especificamente, milhões de anos que deram à Groenlândia suas grandes camadas de gelo, surgidas durante as eras glaciais da Terra

Essa reação gera fluxos no manto terrestre que impulsionam movimentos horizontais e verticais, mas que agora têm se tornado mais frequentes e evidentes devido à perda de volume da ilha.

O estudo tenta, em alguma medida, separar essas reações de longo período histórico (a tendência pré-histórica da Terra a expandir e comprimir as áreas) e suas manifestações mais recentes, influenciadas pelas mudanças climáticas. O levantamento mostra que novas áreas de terra emergem em locais em que o leito sobe mais rápido, enquanto regiões com mais gelo tendem a afundar.

O padrão não é uniforme: com o derretimento acelerado das geleiras, é possível que a resposta elástica se intensifique e gere ainda mais elevações no leito rochoso da ilha, o que pode alterar o equilíbrio entre as regiões que encolhem e as que crescem.

De maneira geral, a resposta viscosa, apelidada pela sigla "GIA" (Glacial Isostatic Adjustment), que é responsável por moldar os movimentos da crosta, vai continuar em atividade, e pode ser afetada pelo derretimento rápido do gelo. Isso, por sua vez, levará a modificações na cartografia da região, no planejamento da infraestrutura local e a um aumento do nível do mar.

De acordo com estimativas de 2024, há cerca de 56.836 habitantes na Groenlândia, cujo território é até 80% coberto por gelo. Estima-se que a camada de gelo tenha perdido até 5.091 km² de área entre 1985 e 2022, o que reduziu significativamente a pressão no subsolo. A ilha também abriga algumas das rochas mais antigas do mundo, datadas em até 3,8 bilhões de anos.


domingo, 12 de outubro de 2025

O CÔMICO DA PITOMBA:HITLER PRÓXIMO NOBEL DA PAZ....

 




SERIA UMA PITOMBA:
O NOBEL DA PITOMBA PRA CORINA MACHADO
O SOLDADO DE TARCÍSIO CHEIRADO PRENDENDO O VENDEDOR DE UM BASEADO
HITLER PRÓXIMO NOBEL DA PAZ
A CÂMARA  FEDRALDE 2025 DEFENDENDO O POVO
A GLOBO PAGANDO CACHÊ A SUSANA DE 120,00 POR MÊS
O CEGO  VENDO  A COCA-COLA DE TARCÍSIO
OS CIENTISTAS DO NORDESTE SEMPRE CHAMADOS PELA GLOBO PARA OPINAR
O  ACRE APARECENDO COM SEUS CIENTISTAS DE SUAS UNIVERSIDADES NA MÍDIA CORPORATIVA
OU
HUGO MOTTA SENDO UM SANTO SÉRIO
OU AINDA
SÃO PAULO A CIDADE MAIS LINDA E SEGURA DO MUNDO

sábado, 11 de outubro de 2025

Corina Machado- TRAIDORA, MILICIANA ,TORTURADORA GANHA OSCAR DA PAZ? Corina Machado- TRAITOR, MILITIAN, TORTURER WINS PEACE OSCAR?

download
download
Varios líderes, expertos, Gobiernos y movimientos sociales se pronunciaron contra el otorgamiento del Nobel de la Paz. Foto: Codepink- 

 


CAI O NOBEL QUE A ESTAVA E DESCRÉDITO E AGORA AIS AINDA AO CONCEDER O PRÊMIO NOBEL DA PAZ A UMA GOLPISTA,TRAIDORA DA PÁTRIA,ARRUACEIRA.

O CANALHA DO MARCO RUBIO INDICOU-A

HÁ CAROÇO NESTE ANGU,TRUMP QUER TOPAR DE FRENTE A VENEZUEA?

........

Paulo Nogueira aponta desmoralização do Nobel da Paz após escolha de Maria Corina Machado: "controlado por Washington"

Ex-diretor do FMI questiona escolha de María Corina Machado e acusa comitê de premiar política dos EUA em vez de lutar contra genocídio em Gaza

BRASIL 247 ABAIXO-https://bit.ly/4hbVrz2

247 - A recente escolha de María Corina Machado para receber o Prêmio Nobel da Paz gerou controvérsias, com duras críticas do ex-diretor executivo do FMI, Paulo Nogueira Batista Jr, em entrevista ao canal RT Brasil.

Para ele, o prêmio perdeu credibilidade ao ser concedido a uma figura como a venezuelana, que é vista como ligada aos interesses dos Estados Unidos. Nogueira questiona a legitimidade da decisão do comitê, apontando que o prêmio deveria ter sido concedido a pessoas que combatem diretamente situações de violência e genocídio, como o que ocorre em Gaza.

Em suas declarações, Nogueira Batista também foi enfático ao comparar a escolha de Machado com a concessão do prêmio a Barack Obama em 2009.

.....
TELESUR ABAIXO

«El mundo al revés»: rechazan otorgamiento del Nobel de la paz a María Corina Machado

La ultraderechista apoyó al gobierno de Benjamín Netanyahu en el genocidio en Gaza, y varias veces ha solicitado una agresión armada Venezuela.

download

El mundo está cada vez menos entendible, o cada vez más imperial.

Guerras en varios escenarios del mundo, amenazas militares en aguas del Caribe por EE.UU., y un «plan de paz” de Donald Trump para Palestina después de dos años de genocidio en Gaza, que no es más que un programa de desplazamiento y nuevas formas de exterminio.

Por si fuera poco, una nueva noticia: la venezolana de ultraderecha, María Corina Machado, gana un Premio Nobel de la paz. La misma que apoyó al gobierno de Benjamín Netanyahu en el asesinato de civiles, y reiteradas veces ha solicitado una agresión armada contra la nación bolivariana.

Varios líderes, expertos, Gobiernos y movimientos sociales se pronunciaron.

El periodista español Ignacio Ramonet describió el contexto como “Necrosis de un nobel».

«Otorgarle el premio de la paz a quien no ha cesado de reclamar invasiones militares, golpes de Estado, guarimbas y guerras es una aberración más del actual desorden internacional. Es el mundo al revés. Es hacer realidad la distopía de Orwell en ‘1984’ en la que la verdad es la mentira y la paz es la guerra. Triste Nobel putrefacto”, remarcó.

Por su parte, el presidente de Cuba, Miguel Díaz- Canel Bermúdez valoró que «la politización, parcialización y desprestigio del Comité Noruego del Nobel por la Paz ha alcanzado límites insospechados.»

El mandatario cubano calificó de «vergonzoso» el otorgamiento «de este premio en 2025 a «una persona que instiga a la intervención militar en su Patria«, lo que calificó de «maniobra política» que busca debilitar el liderazgo bolivariano.


Por su parte, el expresidente hondureño Manuel Zelaya Rosales señaló que «el Nobel de la Paz otorgado a María Corina Machado es una afrenta a la historia y a los pueblos que luchan por su soberanía. Premiar a una golpista, aliada de las élites financieras y de los intereses extranjeros, es convertir el símbolo de la paz en un instrumento del colonialismo moderno”.

«Nunca hay paz cuando se premia a quienes promueven sanciones, bloqueos y guerras económicas contra su propio pueblo», subrayó Zelaya.

El galardonado con el Premio Nobel por la Paz (1980), Adolfo Pérez Esquivel, puntualizó que “Corina Machado forma parte de la política estadounidense contra el gobierno venezolano”.

Se le otorgó “no por haber trabajado por la paz y el pueblo venezolano. Me preocupa que el Comité del Nobel haya tomado esta decisión”, refirió.

...

En tanto, la coordinadora de campañas para Latinoamérica de la plataforma estadounidense Codepink, Michelle Ellner, sentenció que María Corina Machado no es símbolo de paz ni progreso.

“Cuando vi el titular «María Corina Machado gana el Premio de la Paz», casi me reí de lo absurdo. Pero no lo hice, porque no tiene nada de gracioso premiar a alguien cuyas políticas han causado tanto sufrimiento. Cualquiera que conozca sus ideas sabe que no hay nada remotamente pacífico en sus políticas”.

Aseveró que la política de la extrema derecha venezolana “forma parte de una alianza global entre el fascismo, el sionismo y el neoliberalismo«, un eje que justifica la dominación con el lenguaje de la democracia y la paz”.

Ellner declaró que tal apego de la opositora extremista de derecha a la agenda de Estados Unidos, ha significado para el pueblo de Venezuela sanciones, ataques terroristas y privatizaciones, lo cual comparó con la situación en Gaza.

“En Venezuela, esa alianza ha significado golpes de Estado, sanciones y privatizaciones. En Gaza, significa genocidio y la eliminación de un pueblo. La ideología es la misma: la creencia de que algunas vidas son desechables, que la soberanía es negociable y que la violencia puede venderse como orden”, remarcó.

Hasta el enviado especial para Venezuela del Gobierno de Estados Unidos, Richard Grenell, se pronunció en contra del resultado. «El Premio Nobel murió hace años», escribió en sus redes sociales.

Autor: teleSUR-lvm- RRR

Fuente: Brasil de Fato- Agencias


sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Presidente peruana Dina Boluarte destituída por "incapacidade moral" por Euronews

 

Direitos de autor Copyright 2025 The Associated Press. All rights reserved.


FINALMENTE MAIS UMA INTRUSA COM 80% DE DESAPROVAÇÃO

GOVERNO CORRUTO, FRÁGI,SEM CREDIBILIDADE E ASSOCIADA A GRUPOS NÃO SÉRIOS E DE EXTREMA VIOLÊNCIA

O PRESIDENTE DO PARLAMENTO ASSUMIRÁ ATÉ ELEIÇÕES DE 2026

AMÉRICA LATINA EM POLVOROSA


ABAIXO MATÉRIA EURONEWS  https://bit.ly/4n2rRgC

O Congresso peruano aprovou com 122 votos as quatro moções de destituição contra a presidente Dina Boluarte pela sua gestão face à insegurança e ao crime organizado. A primeira mulher a ocupar o cargo termina assim um mandato marcado pelo descontentamento popular e pela violência.

O Congresso do Peru destituiu esta quinta-feira de forma rápida a presidente Dina Boluarte após a aprovação de quatro moções de destituição para declarar a sua "incapacidade moral permanente" face ao aumento da insegurança cidadã e do crime organizado, quando faltam apenas seis meses para as eleições gerais de 2026.

O Legislativo peruano aprovou as quatro moções para remover Boluarte do cargo com 122 votos a favor de um total de 130, um número muito superior aos 87 necessários para que a iniciativa fosse bem-sucedida, numa sessão em que a presidente não compareceu no hemiciclo para se defender.

Na tarde de quinta-feira, Fuerza PopularAlianza para el Progreso e Renovación Popular —os principais grupos políticos que apoiaram Boluarte desde o início do seu mandato em dezembro de 2022— anunciaram que iriam apoiar as moções para destituir a presidente de 63 anos, selando assim o seu destino político.

Segundo a lei, quem deve assumir a presidência é o presidente do Parlamento, José Jerí, do partido Somos Perú. No entanto, os legisladores também têm a opção de escolher outro congressista. Para tal, Jerí teria de renunciar ao cargo e o legislador eleito para ser presidente assumiria a presidência do Congresso e, posteriormente, a presidência do país.

Um mandato marcado pela violência e descrédito

A primeira presidente mulher do Peru terminou assim um mandato de dois anos e dez meses desde que assumiu a presidência no final de 2022 para suceder ao esquerdista Pedro Castillo, de quem era vice-presidente. Boluarte chegou ao poder a 7 de dezembro de 2022 após um episódio conturbado em que Castillo tentou dissolver o Parlamento, mas o Legislativo contra-atacou e o removeu do cargo por "incapacidade moral". Castillo está detido de forma provisória enquanto é julgado por alegada rebelião.

O seu Governo começou com uma mentira: assegurou que se demitiria caso Pedro Castillo fosse destituído. Essa promessa não cumprida foi vista como uma traição pelos seguidores do Perú Libre, o partido que os levou ao poder, e representou uma rutura com uma esquerda que, desde os Andes, buscava uma revolução.

Quando completou cem dias no poder, a sua desaprovação rondava os 80%. Hoje, ao deixar o cargo, o seu apoio está abaixo dos 2%. Existem até sondagens, como a da CPI, que lhe atribuem 0% de popularidade entre os peruanos de 18 a 24 anos. Números nunca antes vistos em qualquer outro chefe de Estado.]LEIA TODA MATÉRIA EM  https://bit.ly/4n2rRgC



sexta-feira, 3 de outubro de 2025

DOIS POETAS -UM DA PALAVRA OUTRO DA AÇÃO- MARIO QUINTANA E PAULO ROBERTO FALCÃO



A poesia é para comer-N. CORREA PORTUGAL

Asim é a poesia da ação do poeta Falcão- dois poetas Quintana e ele.

LEIA O TEXRO EXTRAÍDO DO X


POR TODA ETERNIDADE - #tbt em homenagem ao grande Paulo Roberto Falcão. Ele é mesmo uma pessoal muuuito especial. "Porto Alegre, 1983 - O Hotel Majestic colocou Mário Quintana no olho da rua. A miséria havia chegado absoluta ao universo do poeta. Mário não se casou e não tinha filhos. Estava só, falido, desesperançoso e sem ter para onde ir. O porteiro do hotel, jogou na calçada um agasalho de Mário, que tinha ficado no quarto, e disse com frieza: - Toma, velho! Derrotado, recitou ao porteiro: - A poesia não se entrega a quem a define. Mário estava só. Absolutamente só. Onde estavam os passarinhos? A sarjeta aguardava o ancião. Alguém como Mário Quintana jogado à própria sorte! Paulo Roberto Falcão, que jogava na Roma, à época, estava de férias em sua cidade natal e soube do acontecido. Imediatamente se dirigiu ao hotel e observou aquela cena absurda. Triste, Mário chorava. O craque estacionou seu carro, caminhou até o poeta e indagou: - Sr. Quintana, o que está acontecendo? Mário ergueu os olhos e enxugou as lágrimas - daquelas que insistem em povoar os olhos dos poetas - e, reconhecendo o craque, lhe disse: - Quisera não fossem lágrimas, quisera eu não fosse um poeta, quisera ouvisse os conselhos de minha mãe e fosse engenheiro, médico, professor. Ninguém vive de comer poesia. Mário explicou a Falcão que todo seu dinheiro acabara, que tudo o que possuía não era suficiente para pagar sequer uma diária do hotel. Seus bens se resumiam apenas às malas depositadas na calçada. De súbito, Falcão colocou a bagagem em seu carro, no mais completo silêncio. E, em silencio, abriu a porta para Mario e o convidou a sentar-se no banco do carona. Manobrou e estacionou na garagem de um outro hotel, o pomposo Royal. Desceu as malas. Chamou o gerente e lhe disse: - O Sr. Quintana agora é meu hóspede! Por quanto tempo, Sr. Falcão? - indagou o funcionário. O jogador observou o olhar tímido e surpreso do poeta e, enquanto o abraçava, comovido, respondeu: - POR TODA ETERNIDADE. O Hotel Royal pertencia ao jogador! O poeta faleceu em 1994. Por isso sou fã desse ex jogador!! POR TODA ETERNIDADE (Edmilson Silva/Quora)